Lia Lopes Silva

A reflexão leva à compreensão dos fatos da vida

Textos

A culpa do mau desempenho dos alunos

"A culpa do mal desempenho dos alunos, de acordo com as pesquisas, é devido a má formação dos professores.
Com o aumento da violência nas escolas, qual o maior risco para os professores? Compensa ser professor?"


O maior risco para o magistério é entender, enfim, sua principal função: bem educar. Alunos que estão desde a tenra infância nas escolas, e que, chegando à adolescência, nada mais são do que seres anti-sociais não é culpa apenas da família, mas das escolas que, anteriormente, permitiram que os atuais professores fossem considerados de satisfatória formação, quando na verdade, sua formação era insuficiente.

E a maioria dos professores tem um conhecimento insuficiente, e até deficiente porque durante o curso de magistério, enquanto alunos, não se prepararam devidamente - pois eles mesmos foram maus alunos... Por conseqüência, não têm conhecimentos sólidos para repassar aos alunos.

Se não assimilar os conhecimentos ministrados nas disciplinas básicas é também problema do aluno, que, muitas vezes, se faz refratário ao seu aprendizado, a incivilidade desses alunos decorre da psicologia deficiente dos professores.

Todos nascemos ignorantes, e até por uma escolha nossa podemos assim continuar. Mas não nascemos criminosos. A criminalidade é uma coisa que se aprende. E só se aprende o que está disponível ao aprendizado. Por que, nas escolas, alunos que demonstram estar a tomar gosto pela violência não são disso dissuadidos desde os primeiros sinais do comportamento anti-social? Há por parte de todo corpo docente uma omissão perniciosa, ruinosa, um íntimo e não confesso gosto pela impunidade (que se manifesta no não coibir, no não refrear comportamentos agressivos, violentos), que, obviamente, se volta contra a docência. Se aos alunos bem educassem não haveria para os professores, agora, qualquer risco.

Da mesma forma, a culpa do mau desempenho dos alunos é também deles mesmos, porque o nosso maior e melhor professor somos sempre nós mesmos. Nem Einstein conseguiria fazer que quem não quer aprender assimile qualquer conhecimento. A maioria se torna impermeável ao conhecimento, pois a ele, deliberadamente, não se submete. Muitos crêem que não aprender é um ato de rebeldia - só que as conseqüências prejudicam principalmente a eles mesmos, pois quem tudo ignora ou sabe de modo imperfeito não tem condições de entender sua própria vida, e muito menos de identificar os reais perigos que o ameaçam e se defender.

Mas sempre muitos creram que NÃO saber era melhor e mais seguro do que saber. A maioria, graças mesmo à ignorância, acredita que não lhe compete dirigir sua própria vida. Melhor deixar isso “pros homi, pra num arranjar increnca”. São os que se sentem melhor na posição de escravos, nas posições submissas - nas quais não tenham de pensar, refletir, decidir...
Lia Lopes Silva
Enviado por Lia Lopes Silva em 14/07/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras