Lia Lopes Silva

A reflexão leva à compreensão dos fatos da vida

Textos

Maior que a tristeza de não ter vencido é a vergonha de não ter tentado
                                                                            Rui Barbosa

No dicionário, o que é derrota? Acontecimento funesto; desgraça. Grande estrago; ruína. No sentido popular, coisa sem préstimo ou de má qualidade.


Derrota e vitória, no sentir próprio de cada um, dependem do ponto de vista de cada indivíduo ou de cada grupo. Há acontecimentos que constituem a pior derrota para um determinado povo, enquanto que para outros é apenas mais um acontecimento. É preciso que a própria pessoa ou o próprio grupo considerem o acontecimento como uma desgraça, algo funesto. Se ele assim não o considerar, óbvio, não se tratará de uma derrota. Poderá ser para o(s) outro(s), mas não para ele mesmo.

 
Do mesmo modo, outros podem considerar uma pessoa bem-sucedida, de sucesso, vitoriosa. Mas se ela mesma assim não se considerar, o sentimento de fracasso a acompanhará de forma inexplicável para todos os demais.

 
Contrariamente, pode-se sofrer uma derrota sem disso se ter consciência. Como os generais, os comandantes de guerra, os governantes que se declaram vitoriosos numa guerra em que foram irreversivelmente derrotados. Os prejuízos se sucedem, a ruína sobrevêm, a miséria se instala sem que nenhum deles houvesse conseguido vislumbrar o total desbarato de suas tropas, sem que houvessem percebido que não haviam ascendido à glória, mas descido ao mais profundo abismo, haviam provocado a sua própria destruição, o seu próprio aniquilamento, o seu auto-extermínio. Ou seja, nesse caso,  independente da forma idiossincrática como é encarada, a derrota é real, e não apenas conceitual, e não adianta dela não se dar conta.

Lia Lopes Silva
Enviado por Lia Lopes Silva em 25/06/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras